Trabalhei em diversas iniciativas end-to-end para uma das maiores empresas de Medicina Diagnóstica da América Latina. Um desses projetos envolveu a integração de uma lista de pacientes das clínicas da empresa em um aplicativo que anteriormente exibia apenas listas de pacientes de hospitais. Além disso, melhorei a experiência de leitura de exames, o fluxo principal do aplicativo, utilizado diariamente por mais de 4.000 médicos.
Adicionar a lista de pacientes das clínicas no aplicativo e melhorar a experiência do fluxo de leitura do laudo (Principal fluxo do Aplicativo)
Ler e interpretar os comentários e avaliação nas lojas de aplicativos (App Store e Play Store)
Avaliar os feedbacks na experiencia / Avaliação feita dentro do app
Acompanhar as gravações de navegação no app via Smartlook
Entrevistas com stakeholders
Acompanhamento dos comentários e avaliação das lojas, feedbacks na experiência e gravações de navegação foi conduzido em paralelo com as entrevistas com os Stakeholder, que levou 2 semana para ser finalizada por conta da indisponibilidade de agenda.
Header da página de exames é muito grande e fixo, dificultando a navegação e o espaço para visualização dos exames.
A experiência de leitura do resultado do exame em collapse na mesma tela é complexa.
Não é possível acessa outros serviços da empresa dentro app
A experiencia de leitura do resultado do exame em PDF no telefone é complexa.
Hierarquia da informação na página de exames não prioriza os cards do exame.
Os botões distribuídos ao longo da página de exames ocupam espaço significante
As informações exibidas nos cards de exame não são o suficiente.
As informações exibidas sobre os pacientes não são o suficiente.
Não é possível realizar nenhum tipo de prescrição atualmente no aplicativo (POC Memed).
A troca de hospital (Consequentemente de CRM) é difícil é fica fora do contexto da operação.
Organizar os dados dos pacientes e dos resultados dos exames de forma mais relevante e descomplicada em um novo modelo de arquitetura, melhoraria a experiência de uso do app.
Realizar ajustes na hierarquia e arquitetura do fluxo de leitura de exames e realizar um teste de usabilidade.
Taxa de sucesso nas tarefas do teste de usabilidade
Stickiness / Aderência do uso do produto
Event tracking / Abertura do Persistent Bottom Sheet com informações do paciente
Taxa de sucesso nas tarefas do teste de usabilidade ao menos 80%
Stickiness / Aumento mínimo de 2%
Event Tracking / CTR de ao menos 3%
O teste foi realizado com 5 usuários médicos que já utilizam o app no dia-a-dia e 3 médicos que nunca haviam utilizado app (Comparativo de transferência de hábito).
Roteiro / foram elaboradas perguntas que ”forçassem” a interação diretamente com as melhorias propostas
Casting / Foram recrutados 8 médicos no total, todos colaboradores da Rede Dasa.
Teste de usabilidade moderado
Finding reporte e apresentação para o time sobre os principais resultados do teste.
Conseguir 45 minutos na agenda dos médicos foi uma tarefa complicada, não era muito difundida a culta de testes de usabilidade com os médicos e também não era possível realizar a bonificação para nenhum dos médicos devido as regras de Compliance.Agenda com 5 médicos já usuários do aplicativo foi realizada por intermédio de Stakeholders e os 3 médicos ainda não usuários do app foi feito um teste de usabilidade de ”guerrilha” na cafeteria do hospital durante os horários vagos (não foi fácil rs)
Conseguiram localizar o paciente e o exame proposto (Hemograma)
Entendem que a posição e quantidade de informação sobre o paciente é relevante
Conseguiram realizar a leitura do resultado do exame dentro do collapse
Relataram que a experiência de leitura do exame direto na tela é melhor, comparado com o PDF
Entendem que quantidade de informação no card do exame relevante
Entenderam o status dos exames dentro a página de resultado
Conseguiram localizar e interagir com o botão de menu de contexto no header
Aumento de Stickiness
CTR Abertura do Persistent Bottom Sheet com informações do paciente
Tempo de permanência na tela de resultado dos exames
CTR: Abertura dos menus de contexto no Header
CTR Abertura do resultado do exame antes da leitura em PDF
© 2012 - 2024