Dasa —
Saúde e Diagnósticos

Overview

Trabalhei em diversas iniciativas end-to-end para uma das maiores empresas de Medicina Diagnóstica da América Latina. Um desses projetos envolveu a integração de uma lista de pacientes das clínicas da empresa em um aplicativo que anteriormente exibia apenas listas de pacientes de hospitais. Além disso, melhorei a experiência de leitura de exames, o fluxo principal do aplicativo, utilizado diariamente por mais de 4.000 médicos.

Melhorando a funcionalidade e a experiência do App

Desafio

Adicionar a lista de pacientes das clínicas no aplicativo e melhorar a experiência do fluxo de leitura do laudo (Principal fluxo do Aplicativo)

Passo a passo

Ler e interpretar os comentários e avaliação nas lojas de aplicativos (App Store e Play Store)
Avaliar os feedbacks na experiencia / Avaliação feita dentro do app
Acompanhar as gravações de navegação no app via Smartlook
Entrevistas com stakeholders

Duração

Acompanhamento dos comentários e avaliação das lojas, feedbacks na experiência e gravações de navegação foi conduzido em paralelo com as entrevistas com os Stakeholder, que levou 2 semana para ser finalizada por conta da indisponibilidade de agenda.

Desafios e usabildiade e navegação

Navegação

Header da página de exames é muito grande e fixo, dificultando a navegação e o espaço para visualização dos exames.
A experiência de leitura do resultado do exame em collapse na mesma tela é complexa.
Não é possível acessa outros serviços da empresa dentro app
A experiencia de leitura do resultado do exame em PDF no telefone é complexa.

Informação

Hierarquia da informação na página de exames não prioriza os cards do exame.
Os botões distribuídos ao longo da página de exames ocupam espaço significante
As informações exibidas nos cards de exame não são o suficiente.
As informações exibidas sobre os pacientes não são o suficiente.

Outros

Não é possível realizar nenhum tipo de prescrição atualmente no aplicativo (POC Memed).
A troca de hospital (Consequentemente de CRM) é difícil é fica fora do contexto da operação.

Definição de hipótese

Nós acreditamos que:

Organizar os dados dos pacientes e dos resultados dos exames de forma mais relevante e descomplicada em um novo modelo de arquitetura, melhoraria a experiência de uso do app.

Para verificar isso, nós iremos:

Realizar ajustes  na hierarquia e arquitetura do fluxo de leitura de exames e realizar um teste de usabilidade.

E metrificaremos:

Taxa de sucesso nas tarefas do teste de usabilidade
Stickiness  /  Aderência do uso do produto
Event tracking  /  Abertura do Persistent Bottom Sheet com informações do paciente

Estaremos certos se:

Taxa de sucesso nas tarefas do teste de usabilidade ao menos 80%
Stickiness  /  Aumento mínimo de 2%
Event Tracking  /  CTR de ao menos 3%

Estrutura do teste de usabilidade

Estrutura

O teste foi realizado com 5 usuários médicos que já utilizam o app no dia-a-dia e 3 médicos que nunca haviam utilizado app (Comparativo de transferência de hábito).

Material

Roteiro  /  foram elaboradas perguntas que ”forçassem”  a interação diretamente com as melhorias propostas
Casting  /  Foram recrutados 8 médicos no total, todos colaboradores da Rede Dasa.
Teste de usabilidade moderado
Finding reporte e apresentação para o time sobre os principais resultados do teste.

Desafios

Conseguir 45 minutos na agenda dos médicos foi uma tarefa complicada, não era muito difundida a culta de testes de usabilidade com os médicos e também não era possível realizar a bonificação para nenhum dos médicos devido as regras de Compliance.Agenda com 5 médicos já usuários do aplicativo foi realizada por intermédio de Stakeholders e os 3 médicos ainda não usuários do app foi feito um teste de usabilidade de ”guerrilha” na cafeteria do hospital durante os horários vagos (não foi fácil rs)

Resultados dos teste

8 / 8 People

Conseguiram localizar o paciente e o exame proposto (Hemograma)

8 / 8 People

Entendem que a posição e quantidade de informação sobre o paciente é relevante

8 / 8 People

Conseguiram realizar a leitura do resultado do exame dentro do collapse

8 / 8 People

Relataram que a experiência de leitura do exame direto na tela é melhor, comparado com o PDF

7 / 8 People

Entendem que quantidade de informação no card do exame relevante

7 / 8 People

Entenderam o status dos exames dentro a página de resultado

6 / 8 People

Conseguiram localizar e interagir com o botão de menu de contexto no header

Resultados finais

3%

Aumento de Stickiness

80%

CTR Abertura do Persistent Bottom Sheet com informações do paciente

67%

Tempo de permanência na tela de resultado dos exames

29%

CTR: Abertura dos menus de contexto no Header

78%

CTR Abertura do resultado do exame antes da leitura em PDF

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